Seminário: Uma análise crítica das reanálises produzidas nos centros de meteorologia dos Estados Unidos e Europa
|
|
Evento será no dia 23 às 14h30
|
15/05/2012
|
No próximo dia 23 de maio, o pesquisador do IPMet, Shigetoshi Sugahara, estará apresentando um seminário com o tema “Uma análise crítica das reanálises produzidas nos centros de meteorologia dos Estados Unidos e Europa”, direcionado particularmente a profissionais, docentes e pesquisadores da área de meteorologia e climatologia, mas aberto a outros interessados.
Durante a apresentação, o pesquisador discorrerá sobre as reanálises, dados que descrevem a evolução da atmosfera, tipicamente de 6 em 6 horas, numa grade regular de latitude e longitude que pode ser global ou regional. Elas são produzidas por um sistema denominado “sistema de assimilação de dados”, que possibilita a combinação estatistica de todas as observações disponíveis com as simulações numéricas da atmosfera (ou previsão numérica de curto prazo), para assegurar consistência com as leis da Física e as observações. As reanálises têm sido usadas em inúmeros estudos de mudanças e variabilidades climáticas e no monitoramento do clima.
No seminário será demonstrado que as reanálises produzidas nos principais centros de Meteorologia dos Estados Unidos e Europa apresentam algumas variações de dados que são simplesmente artefatos, introduzidos por alguma mudança significativa no sistema de observação. Uma implicação prática dessas constatações é que as reanálises, sem as devidas correções, são inadequadas para estudos das tendências climáticas. Será também demonstrado que o número de mudanças bruscas é maior do que encontrado em estudos anteriores e que elas podem ser detectadas até mesmo na variação diurna.
O evento tem entrada gratuita e será realizado no auditório do IPMet, às 14h30.
Referências sobre o trabalho: Sugahara S, Rocha RP, Ynoue RY, Silveira RB. 2012. Spurious shifts in the pattern of diurnal variation of sea level pressure of reanalysis datasets. Climate Dynamics, DOI 10.1007/s00382-012-1338. |