Elaboramos a resposta para algumas perguntas que frequentemente são questionadas em nossos canais de contato.

1. Sobre o IPMet:



Quando precisar de previsão de Tempo ou respostas imediatas, no menu superior da homepage do IPMet selecione a opção "Produtos" e acesse o sub-item "Boletim do Tempo", ou acesse o link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2tempo.php

Para falar com o meteorologista de plantão ligue para: (14) 3103-6029/3203-3649.
Os dados do IPMet são cedidos gratuitamente somente para projetos de pesquisa acadêmicos. Para fazer a solicitação dos dados acesse a opção "Serviços" do menu superior da homepage do IPMet e o sub-item "Solicitação de Dados" ou clique no link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2solicdados.php
O agendamento de visitas ao Centro de Meteorologia de Bauru, deve ser realizado através da opção "Serviços" do menu superior da homepage do IPMet acessando o sub-item "Agendamento de Visitas" preenchendo todas as informações solicitadas. Ou acesse o link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2visitas.php
Na nossa página temos um link de twitter (no final do menu direito da homepage), onde são postados todos os alertas de tempestades para qualquer município dentro do raio de alcance dos radares do IPMet. Para saber se tem mensagens no twitter, ao abrir a homepage do IPMet se houver alerta de tempestade uma janela pop-up será exibida, isso significa que existem twitters postados.
O IPMet também está no Facebook, segue o link:

https://www.facebook.com/ipmet.unesp/?ref=br_rs

2. Sobre a Previsão do Tempo:



O aplicativo WhatsApp possui um limite para envio simultâneo de mensagens com o mesmo conteúdo para um certo número de pessoas, resultando no bloqueio do número emissor. Essa limitação restringe o uso desse aplicativo operacionalmente, sendo que o IPMet não utiliza esse recurso para o envio da previsão do tempo.
A previsão de Tempo no boletim é fornecida somente para cidades que possuem estação meteorológica integrada a rede de meteorologia, tais como: INMET, METAR, CIIAGRO. Sempre que precisar, você pode ligar aqui no IPMet e falar conosco, trabalhamos 24 horas. Fones: (14) 3103-6029, (14)3203-3649.
Às vezes as estações meteorológicas param de operar e por esse motivo temos que retirar a cidade que anteriormente constava no boletim do tempo. Para a inclusão de cidades é a mesma coisa, vai depender da existência de estações meteorológicas no local. Sempre que precisar, você pode ligar aqui no IPMet e falar conosco, trabalhamos 24 horas. Fones: (14) 3103-6029, (14)3203-3649.
- Se a cidade não estiver aparecendo na página da previsão de tempo ou na página previsão numérica-cidades, é porque nessa página só aparecem cidades que possuem estação meteorológica integrada a rede oficial de meteorologia. No caso da previsão numérica-cidades, além das cidades que possuem estação meteorológica foram cadastradas aleatóriamente algumas cidades próximas a essas para referência, mas que exibirão os dados da cidade onde a estação se encontra instalada.

- Se a cidade não estiver aparecendo na imagem de radar (opção "Radar Cidades") é só clicar na imagem que aparecerá um mapa sobreposto a ela, que ao passar o mouse sobre ele o nome das cidades aparecerão.

3. Sobre os Radares:



Para saber mais sobre os radares do IPMet acesse o sub-item "Saiba Mais" do menu superior da homepage do IPMet opção "Informações" ou acesse o link:

http://www.ipmet.unesp.br/2saibaRadar.php
Acessando a homepage do IPMet pelo celular (www.ipmet.unesp.br), será disponibilizada a versão mobile do site. Na opção "Radar" será exibido o mapa do radar (PPI) junto com o mapa do OpenStreet, que mostra todas as cidades. Nessa opção é possível visualizar todas as cidades e o zoom ao nível de ruas e quadras utilizando o recurso touch screen.
Ao acessar a homepage do IPMet você vai visualizar as imagens do produto PPI em movimento a cada 30 ou 15 minutos. Caso queira se cadastrar para acessar outros produtos de radar da área restrita, é necessário fazer o cadastro em um dos links abaixo:

- Para empresa privada:

http://www.ipmet.unesp.br/2cadastro-privado.php

- Para serviço público de atendimento emergencial:

http://www.ipmet.unesp.br/2cadastro-publico.php
Os radares meteorológicos, como todo equipamento eletrônico que utiliza radiação, têm limitações com a distância onde está localizado o equipamento e o alvo (chuva, no caso). Por exemplo, em localidades mais distantes do radar, ele só será eficiente se a chuva for forte, ou seja, com maior extensão vertical, como por exemplo as nuvens que provocam raios e trovões. Essa limitação também ocorre quando a chuva é de baixa altitude, ou seja, o feixe do radar está passando por cima da chuva na hora da varredura. Para melhor explicação acesse o link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2saibaRadar.php
Sim, isso é uma propriedade/limitação dos radares, consiste na detecção de alvos fixos (árvores, prédios, montanhas, etc.), retornando para o radar como se fossem ecos de chuva, na elevação mais baixa, de qualquer radar meteorológico. Nós chamamos isso de "Ecos de Terrenos". Para saber melhor sobre esse assunto, clique no link abaixo e depois na opção "PPI com Filtro":

http://www.ipmet.unesp.br/2saibaRadar.php
Sim, o radar funciona emitindo ondas eletromagnéticas na atmosfera. Uma onda eletromagnética, ao propagar-se de um determinado meio para outro (no nosso caso: atmosfera) de composição e densidade diferente, sofre pequenas mudanças na velocidade e direção de propagação. Essas mudanças são provocadas pela variação vertical do índice de refração atmosférica, que causa diferentes tipos desvios de trajetória, que podem ser denominados de: refração normal, sub-refração, super-refração e dutos. Nenhum desses efeitos está relacionado com chuva apenas com as condições de temperatura, umidade e refração da atmosfera.
Acesse link abaixo, da Aeronáutica Brasileira. No lado esquerdo escolha "Radar", depois marque Maxxcappi, se quiser ver a imagem mais recente clique em "Zoom" e escolha o local desejado. Se quiser animar selecione "Animação" e escolha o local desejado, será exibida uma animação das últimas 20 imagens geradas.

http://www.redemet.aer.mil.br/?i=produtos&p=radares-meteorologicos
Na homepage do site aparece uma animação das últimas 5 imagens do produto PPI dos radares de Bauru e Prudente. A animação em imagens selecionáveis é possibilitada, atualmente, somente aos usuários da área "restrita". A visualização controlada de imagens pode ser efetuada livremente, basta acessar o sub-item "Radar Cidades" no link "Radar" do menu superior da homepage do IPMet, ou através do link abaixo:

Clique aqui para acessar Radar Cidades
Apesar da meteorologia no mundo inteiro seguir o horário de Greenwich (Inglaterra) devido aos diferentes fusos horários no planeta, o IPMet publica suas imagens de radar no site sempre acompanhando o horário local, isso significa que essas imagens acompanham o horário de verão somente na visualização, mas no banco de dados onde são armazenadas elas não seguem o horário de verão, por não ser um horário padronizado no mundo, ele é apenas local e depende de decisão de governo.

4. Sobre a Estação Meteorológica:



Os dados da estação meteorológica automática de Bauru mantida pelo INMET pode ser acessada através do link:

http://www.inmet.gov.br/sonabra/pg_dspDadosCodigo_sim.php?QTcwNQ==
Para acessar os dados da estação meteorológica automática (EMA) do IPMet/Bauru, no menu superior da homepage acesse a opção "Produtos" e acesse o sub-item "Estação Meteorológica", onde será possível visualizar os dados do dia, do mês corrente e os dados históricos desde 2001.

- Para acessar os dados diários do mês em curso clique no link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2estMes.php

- Para acessar os dados históricos clique no link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2estHist.php

5. Sobre Laudo Meteorológico:



A solicitação de laudo meteorológico deve ser realizada através da opção "Serviços" do menu superior da homepage do IPMet e acessando o sub-item "Laudos Meteorológicos". Preencha todas as informações solicitadas, seus dados serão analisados e um meteorologista entrará em contato para finalizar o procedimento. Ou clique no link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2laudos.php

6. Diversas:



Acesse a opção "Produtos" no menu superior e o sub-item "Satélite Meteorológico" da homepage do IPMet, ou através do link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2satelite.php
Toda vez que houver previsão de tempestades para algum município dentro do raio de 240 km dos radares, o nosso site abrirá uma janela de alerta com a opção de visualização gráfica das tempestades. Você também pode acompanhar clicando no link abaixo, que é o endereço do nosso twitter.

https://twitter.com/ipmet/
O usuário poderá receber alertas de tempestades em seu smartphone sempre que o nosso sistema automático de previsão de tempestades por radar identificar a ocorrência de tempo severo na cidade previamente cadastrada. Para cadastrar, basta acessar o site do IPMet através do smartphone (www.ipmet.unesp.br), escolher a opção "Radar" e clicar em "Alertas na Cidade". Clicar no botão "Permitir o recebimento de alertas", concordando com o acesso à sua localização e com o recebimento de notificações do IPMet. É possível cadastrar qualquer localidade que esteja dentro da área de cobertura dos radares (240 km de raio). O usuário pode cancelar o primeiro cadastro e realizar outro, em outra localidade, desde que também esteja dentro do raio de cobertura. Por enquanto, este recurso está disponível para os sistemas Android e navegador Chrome.
O IPMet convida você a se tornar um observador voluntário. Suas informações contribuirão para nossas pesquisas em tempestades severas e ajudarão na validação dos alertas mantidos através dos nossos boletins de radar. A sua informação será de grande importância para futuras pesquisas. Por favor, quando presenciar informações de algum evento do Tempo extremo e significativo, acesse na homepage do IPMet o sub-item "Observador Voluntário" no menu superior opção "Contato" e preencha as informações solicitadas no formulário, ou acesse o link abaixo:

http://www.ipmet.unesp.br/2obsGranizo.php