Em cerimônia realizada neste dia 24 de março, na sede do legislativo bauruense, os professores doutores Edson Sardella e Roberto Vicente Calheiros, respectivamente diretor e pesquisador do IPMet, receberam moções de aplauso outorgadas por aquela casa.
Proposta pelo vereador Doutor Paulo Eduardo de Souza a moção de aplauso ao IPMet reconhece a importância dos trabalhos desenvolvidos no Instituto, pioneiro na área de meteorologia com radar, em prol da sociedade.
Doutor Calheiros, criador e pesquisador do IPMet por muitos anos, atuando hoje como voluntário, apesar de sua aposentadoria, e conhecido internacionalmente, recebeu homenagem de reconhecimento como ícone da área de meteorologia.
Em sua fala, o cientista agradeceu a homenagem e destacou sua vontade de contribuir com a ciência enquanto sua saúde o permitir.
Sardella, por sua vez, destacou os trabalhos do Instituto, em especial, a emissão de alertas de aproximação de eventos meteorológicos severos a defesas civis do estado de São Paulo.
Além disso, lembrou o diretor, rotineiramente o IPMet oferece treinamentos para melhor utilização das informações meteorológicas geradas pela Instituição. Esses treinamentos são oferecidos gratuitamente aos agentes dessas mesmas defesas civis, além de integrantes de outros serviços públicos, tais como bombeiros, polícias civil e militar.
Sardella salientou ainda que o IPMet, iniciado na década de 1970, encontra-se hoje diante do desafio de contribuir para que o curso de meteorologia implantado na Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, em 2013, seja transformado num dos melhores do país.
Em sua fala, Sardella, reconheceu a importância do trabalho de Calheiros para que o Instituto atingisse o patamar de referência na área de radar.
Paulo Eduardo de Sousa, ao entregar as homenagens, fez a leitura da moção de aplauso e demonstrou a intenção de promover uma maior aproximação da administração da cidade com o Instituto, o que, na sua visão, só traria benefícios ao município.