Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





Estamos na Primavera


Chuvas devem ser mais frequentes
23/09/2014

A Primavera chegou e nos próximos meses, gradativamente, verificaremos um aumento na ocorrência de chuvas no Sudeste, especialmente a partir da segunda quinzena de outubro. Essas chuvas, no entanto, não devem ser excessivas, apesar de modelos climáticos apontarem para a ocorrência de um El Niño em 2014, fenômeno que pode influenciar o volume de chuvas na Primavera e no Verão em nosso país.

O  El Niño, fenômeno climático que provoca aquecimento das águas do Pacífico, verificado até o momento, é de fraca (a moderada) intensidade e por isso seus efeitos não devem ser muito agudos quando se fala em volumes expressivos de chuvas.

De qualquer forma, segundo a meteorologista do IPMet, Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, o aumento da precipitação deverá provocar um aumento de volume dos reservatórios de água da região Sudeste, tão castigados pelo tempo mais seco dos últimos meses. Apesar disso, não se espera a normalização por enquanto.

Como a Primavera é uma estação de transição, algumas frentes frias acompanhadas de massas de ar frio ainda poderão ocasionar quedas mais ou menos acentuadas de temperatura, mas, de uma forma geral, as tardes devem ser bem quentes, podendo ocorrer chuvas fortes acompanhadas de ventos, descargas elétricas e até mesmo granizo .