Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







OUTONO 2021 (20/03 às 06h38 - 21/06 às 00h32)
20/03/2021

No dia 20 de março de 2021, às 06h38min, começa o equinócio de março com a entrada da estação do outono no hemisfério Sul, que prosseguirá até o dia 21 de junho, às 00h32min, quando começa o solstício de junho, com a chegada do inverno.

 

Na Região Sudeste do Brasil, o outono é considerado uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Climatologicamente, a estação do outono, é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar, além de   queda das temperaturas, devido à entrada de algumas massas de ar frio mais intenso, que podem provocar também geadas.

 

Eventos de queimadas são muitos frequentes devido aos dias secos, como também, ocorrência de nevoeiros e névoa úmida durante a madrugada e início da manhã, principalmente nas regiões de planalto, serras e vales.

 

Os modelos de previsão climática gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam com uma probabilidade de 60% que ocorra uma transição da atual fase do fenômeno La Niña, de moderada para a condição de neutralidade, durante o outono de 2021.

 

Dessa forma, a previsão para o outono/2021, na Região Sudeste, indica que chuvas próximas e abaixo da média para os próximos três meses. As temperaturas ficarão próximas e acima da média em grande parte da Região, porém com o início das primeiras entradas das massas de ar no final de abril e início de maio, onde poderão ocorrer temperaturas ligeiramente abaixo da média em áreas pontuais, como o sul de Minas Gerais, sudeste de São Paulo e partes sul do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

 

Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Estações do Ano