Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Maio teve a primeira onda de frio mais intensa e foi muito seco na cidade de Bauru
04/06/2021

a última semana do mês de maio ocorreu a entrada da massa de ar frio mais ativa do outono, que causou uma queda abrupta de temperatura, atingindo o centro-sul do país com frio intenso e ocorrência de geadas em algumas localidades. No estado de São Paulo, vários municípios registraram temperaturas abaixo de 10°C e na cidade de Bauru, ocorreu a menor temperatura do mês e do ano, que foi 7,5 °C registrada no dia 24/05.

 
O recorde da temperatura máxima durante o mês foi 31,8°C no dia 06/05, sendo um dos valores de temperatura mais elevado e atípico para o mês de maio dos últimos 20 anos, só perdendo para o ano de 2019 que registrou também no dia 06, o valor de 32,2°C.


Embora a redução da chuva seja esperada durante o mês de maio, o total acumulado desse mês em Bauru foi bastante baixo (19,9 mm), correspondendo a 22% da média esperada (91 mm) para o mês. As chuvas ocorreram apenas em 3 dias e a chuva mais volumosa aconteceu no dia 22/05 com 14,7 mm, decorrente da passagem de uma frente fria.  A figura acima mostra a distribuição da chuva e os extremos das temperaturas durante o mês.


Observa-se que, maio é o quinto mês consecutivo do ano com chuvas abaixo da média climatológica na cidade, e com a entrada do inverno (dia 21/06, às 00h32), a estação seca na região Sudeste do Brasil, o quadro tende se agravar, aumentando o déficit hídrico no estado de São Paulo, pois climatologicamente é o período com os mais baixos índices de precipitação.

 

 

 Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais