JULHO COMEÇA E TERMINA COM BAIXAS TEMPERATURAS
|
|
|
|
02/08/2021
|
O mês de julho foi marcado por três ondas intensas de ar frio que registram temperaturas baixas em grande parte do Brasil, especialmente no centro-sul do país, causando neve e geadas em vários estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No estado de São Paulo vários municípios registraram baixas temperaturas ao longo do mês, com relatos de geadas em várias regiões do estado, principalmente com a passagem da última frente fria no final do mês, que trouxe a massa de ar frio polar mais forte do mês e do ano e que gerou temperaturas negativas em vários municípios.
Em Bauru, o mês apresentou vários dias com valores de temperatura abaixo de 10°C, conforme pode ser visto na figura acima, mas a menor temperatura do mês e do ano registrada até agora na cidade, foi 2,1 °C no dia 29/07. Na verdade, foi um recorde da temperatura mínima para o mês de julho desde 2001 (20 anos), perdendo apenas para julho de 2000 que registrou o valor de 1,7°C, conforme os dados da estação meteorológica do IPMET. A temperatura máxima alcançou 31,6°C no dia 27/07, antecedendo a passagem da frente fria.
O mês de julho foi bastante seco na maior parte do estado, agravando o quadro de déficit hídrico no estado paulista. Em Bauru o acumulado mensal foi de 10,4 mm, equivalente a 23% da média esperada (38 mm) para o mês, sendo assim, o sétimo mês consecutivo do ano com chuvas abaixo da média climatológica no município.
As chuvas ocorreram em 2 dias do final mês e o maior volume foi 7,4 ocorrido no dia 28/07, decorrente da passagem da frente fria que atingiu o interior do estado.
Elaboração: |