Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





SETEMBRO CHUVOSO E FRIO NA CIDADE DE BAURU


02/10/2022

O mês de setembro de 2022 foi chuvoso e frio em grande parte do estado de São Paulo, principalmente em Bauru, que teve registro de chuvas acima da média e temperaturas máximas e mínimas com médias mensais abaixo da normal climatológica. Na capital, foi o setembro mais chuvoso desde 2015, e em Bauru, desde 2018.

As chuvas que ocorreram no mês de setembro 2022 na cidade de Bauru, foram regulares de certa forma, principalmente no final da segunda quinzena onde as chuvas foram mais frequentes. O acumulado mensal da precipitação foi 86,6 mm, o qual foi suficiente para ultrapassar em 27% a média esperada (68 mm) para o mês.

A figura acima mostra as chuvas ocorridas em Bauru e foram registrados onze dias com chuva na estação meteorológica do IPMET, sendo que os maiores volumes ocorreram nos dias 21 (24,4 mm), 14 (21,1 mm) e 28 (20,8 mm). As chuvas foram provenientes de áreas de instabilidade decorrentes das passagens de frentes frias pelo estado paulista e que também causaram, trovoadas, descargas elétricas e rajadas de ventos em vários na cidade.

Neste mês, as temperaturas em Bauru ficaram abaixo da média em vários dias por conta dos dias encobertos, contribuindo para um frio atípico durante o mês. A maior temperatura registrada durante as tardes de setembro foi 35,3°C (dia 09) e a menor temperatura do mês foi de 10,4°C (dia 24) nas primeiras horas da manhã. A figura acima apresenta o comportamento das temperaturas máxima e mínimas ao longo do mês

O mês de setembro também marcou o início da estação da primavera de 2022, no dia 22/09, às 22h04, que se caracteriza como uma estação de transição, entre o período seco (inverno) e chuvoso (verão) permitindo o início na mudança do regime de chuvas e das temperaturas. Contudo, essa transição pode-se favorecer eventos com totais de chuvas significativos ou não. Climatologicamente, a estação tem dias de muito calor e tardes quentes que registram recordes de temperaturas máximas, além do retorno das chuvas. O forte aquecimento diurno junto à alta umidade atmosférica, contribuem para a formação de temporais, em forma de pancadas de chuva de caráter isolado, com curta duração e que ocorrerem a partir da tarde, com forte intensidade e geralmente acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, ventos com rajadas e queda granizo.

Segundo o prognóstico para a primavera 2022 para os próximos três meses, as chuvas devem ficar acima da média em grande parte da Região Sudeste do país.  No estado de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média no sul do estado, com o retorno das chuvas mais regulares no mês de novembro. A previsão também indica o predomínio de temperaturas próximas e ligeiramente abaixo da média climatológica.

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio

 

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais