Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





23 de março : Dia Meteorológico Mundial


O futuro do tempo, do clima e da água ao longo das gerações
23/03/2023
O texto abaixo foi extraído da mensagem do presidente da OMM - Organização Meteorológica Mundial, agêcia da ONU para o tempo e o clima, Gerhard Adrian, produzida para as comemorações do Dia Meteorológico Mundial 2023.

“Vivemos em um planeta interconectado. Compartilhamos uma Terra, com uma atmosfera e um oceano.

Nosso tempo, clima e ciclo da água não conhecem fronteiras nacionais ou políticas. A cooperação internacional é essencial. Essa filosofia tem impulsionado o trabalho da comunidade meteorológica mundial desde 1873 e nos guiará à medida que traduzimos a ciência em serviços para a sociedade para as gerações presentes e futuras.

O Dia Meteorológico Mundial 2023 ocorre durante o 150º aniversário da OMM. Ele destaca conquistas passadas, progresso presente e potencial futuro - desde os telégrafos do final do século XIX e previsões de navegação até supercomputadores e tecnologia espacial.

Ao longo deste tempo, os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais trabalharam dia e noite para recolher e uniformizar os dados que sustentam as previsões meteorológicas que agora consideramos óbvias. A história da troca de dados da OMM é uma história notável de visão científica, desenvolvimento tecnológico e, acima de tudo, de um sistema único de cooperação para servir a sociedade.

O aniversário também serve como um lembrete de nosso clima em mudança. A Organização Meteorológica Internacional – a predecessora da Organização Meteorológica Mundial – foi criada em 1873 em uma época em que a poluição proveniente de atividades industriais e humanas estava em seu início.

Como resultado dos gases de efeito estufa que retêm o calor, a temperatura média global está agora mais de 1° Celsius acima hoje em comparação com 150 anos atrás. Nosso clima é mais extremo, nosso oceano está mais quente e mais ácido, os níveis do mar subiram e as geleiras e o gelo estão derretendo. A taxa de mudança está acelerando. Precisamos de uma ação urgente agora para reduzir as emissões e garantir que as gerações futuras possam sobreviver e prosperar em nosso planeta.

A boa notícia é que os rápidos avanços científicos e tecnológicos melhoraram muito a precisão das previsões meteorológicas e os alertas precoces que salvam vidas. Big data está sendo trocado mais livremente entre uma comunidade mais ampla do que nunca, e há novas ferramentas, incluindo aprendizado de máquina e Inteligência Artificial.

Houve um progresso significativo para monitorar, simular e projetar o clima global para apoiar a tomada de decisões.

Nosso tempo, clima e ciclo da água serão diferentes no futuro do que no passado. Os serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos nos ajudarão a enfrentar os desafios associados e aproveitar as oportunidades.

A geração e o fornecimento desses serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos foram revolucionados por supercomputadores, satélites e tecnologia de sensoriamento remoto, dispositivos móveis inteligentes, avanços científicos contínuos e colaboração internacional. Uma parcela crescente dessas inovações vem do setor privado.

Com investimentos adequados em ciência e tecnologia e por meio de um melhor envolvimento público-privado, a empresa de clima e clima atenderá às crescentes demandas por previsões de tempo e clima personalizadas e contínuas. Essas melhorias fornecerão um valor significativo para todas as nações.

A pesquisa que reúne as comunidades de ciências físicas e sociais é fundamental para entender a escala e o ritmo das mudanças em nosso clima e clima e em nosso ciclo de água e para nos ajudar a nos tornarmos mais resilientes e nos adaptarmos.

A ciência e a inovação também são ferramentas essenciais para proteger a saúde dos oceanos, e é por isso que 2021-2030 é a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Esta década será o período decisivo para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A mudança climática ameaça a realização de muitos desses objetivos. “