ÍNICIANDO A ESTAÇÃO DO INVERNO, JUNHO FOI UM MÊS CHUVOSO NA CIDADE DE BAURU
|
|
|
|
01/07/2023
|
O mês de junho marcou a entrada do inverno no hemisfério Sul, que começou no dia 21/06, às 11h58. Climatologicamente é considerada como a estação mais seca e fria do ano na região Sudeste do Brasil, pois contabiliza o mais baixo índice pluviométrico e o registro das mais baixas temperaturas, além de dias mais curtos e baixos índices de umidade do ar.
Para este ano, a previsão para o inverno no Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média e com probabilidade de chuvas mais intensas próximas ao litoral sul da região, devido à passagem das frentes frias. Quanto as temperaturas, devem permanecer acima da média em grande parte da região, porém, com probabilidade de queda mais acentuada na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geada em pontos isolados de regiões com altitude elevada (Fonte: INMET)
O mês de junho foi seco em boa parte do estado de São Paulo, inclusive na capital que terminou o mês com um volume abaixo em 24% da média esperada para o mês. Contudo, em Bauru, o mês de junho/2023 foi bem chuvoso, pois o acumulado mensal de chuva no mês chegou a 71,1 mm, superando em torno de 30% a média climatológica (55 mm) para o mês de junho na cidade.
As chuvas ocorreram em 6 dias e as mais volumosas ocorreram entre os dias 14 e 15 de junho, registrando 46,7 mm e 20,8 mm, respectivamente, em decorrência da formação de um sistema de baixa pressão associado a uma frente fria, que trouxe em sua retaguarda uma intensa massa de ar frio polar que declinou as temperaturas em grande parte do Brasil.
Em Bauru, o extremo da temperatura mínima (7,7°C) ocorreu no dia 17/06, indicando como o dia mais frio do ano até agora e que coincidiu com o valor da menor temperatura registrada em junho do ano passado, conforme os dados da estação automática do IPMET. Por outo lado, neste ano o valor do extremo da temperatura máxima (30,4°C) superou em 0,7 ao valor registrado em junho/2022. A figura acima mostra a distribuição da chuva e os extremos das temperaturas ocorridos durante o mês de junho/2023.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais |