UNESP assina acordo de cooperação com o governo paulista
|
|
Foto: Demilson de Assis Quintão
|
Dados do radar do IEAMAR serão utilizados na Operação Verão 2023/2024
|
26/10/2023
|
Numa cerimônia ocorrida no último dia 24, na sede do Instituto de Estudos Avançados do Mar Prof. Dr. Peter Christian Hackspacher (IEAMar) da Unesp, localizado em São Vicente (SP), foi assinado, um acordo de cooperação entre o governo do estado de São Paulo, e a UNESP, para a utilização do radar móvel adquirido pela Universidade para monitoramento de áreas do litoral paulista, já no verão que se aproxima. O equipamento, um radar Banda-X, de origem norte-americana e alta tecnologia, possui a característica de poder ser transportado para outros locais. O alcance de seu feixe chega a 120 km. Inicialmente ele será instalado em Ilha Bela, no litoral paulista, começando a ser operado já no mês de dezembro. Estiveram presentes na cerimônia o reitor da Unesp Pasqual Barretti, a vice-reitora Maysa Furlan, o secretário estadual da Casa Militar e Defesa Civil coronel Henguel Ricardo Pereira, Gabriela Ramos Hurtado, coordenadora executiva do IEAMAR, além de outras autoridades.
Além desse raddar a UNESP ainda possui os dois radares Banda-S do IPMet - Centro de Meteorologia de Bauru, que monitora boa parte do território paulista e que ocupa uma posição especial no projeto de criação de um futuro centro de monitoramento meteorólogico para o estado de São Paulo.
Os dados gerados pelo novo radar não serão utilizados apenas para o monitoramento do estado do tempo, mas também propiciarão aos pesquisadores da área importantes dados que subsidiarão estudos que permitirão o avanço da meteorologia nacional, ao mesmo tempo que tornarão possível um planejamento mais efetivo por parte das autoridades competentes no sentido de se evitar tragédias como, por exemplo, a ocorrida em São Sebastião no último verão.
|