Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







MÊS DE FEVEREIRO QUENTE E COM CHUVA ABAIXO DA MÉDIA NA CIDADE DE BAURU
Previsão para o mês de março
02/03/2024

 Fevereiro de 2024 foi um mês com atípico na estação do verão, com relação a chuva em alguns municípios do estado de São Paulo, como é o caso de Bauru, tendo em vista que pouca chuva ocorreu durante o mês. Embora tenha havido alguns eventos com altos volumes de precipitação e que causaram transtornos como alagamentos na cidade, o acumulado mensal não foi suficiente para ultrapassar a meia esperada para o mês.

 

Em Bauru, o acumulado da precipitação em fevereiro/2024 foi de 138,2 mm ficando, em torno de 35% a média esperada para o mês de fevereiro (211,0 mm), de acordo com os dados da estação meteorológica do IPMET. Tal fato foi justificado pela distribuição da chuva bastante irregular ao longo do mês, pois foram computados apenas 11 dias com chuva e a maioria com baixos volumes. A exceção ocorreu em 4 dias que se destacaram pelos valores mais significados: dia 14/02 com 48,3,8 mm (chuva mais intensa), dia 20/02 com 32,5 mm, dia 21/02 com 20,5 mm e dia 29/02 com 17,5 mm, conforme visto na figura acima.  

 

As chuvas registradas em fevereiro/2024 foram decorrentes de passagens de frentes frias pelo litoral paulista e pela formação de áreas de instabilidade, em função da combinação do ar quente e úmido, responsável pela ocorrência de pancadas de chuva, típicas da estação, algumas acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento.  

 

Com relação as temperaturas os dias foram bastantes quentes e abafados na cidade e na sua maioria, superaram a média do mês, conforme mostra a curva da temperatura máxima diária apresentada na figura acima, implicando que o mês foi mais quente do que era esperado. O extremo de temperatura máxima chegou a 36,7°C no último dia do mês, 29/02, e da temperatura mínima foi de 18,2°C no primeiro dia de fevereiro.

 

Por sua vez, o mês de março marca o início da estação do outono no dia 20 de março às 00h06min, que é uma estação de transição entre o período chuvoso e seco e a climatologia indica a redução da chuva e das temperaturas no estado de São Paulo, a medida do avanço da estação. Assim, março começa com características climáticas próximas ao verão, tendo dias de muito calor e com pancadas de chuvas, normalmente de curta duração e que ocorrem preferencialmente entre os períodos da tarde e noite. Contudo, características mais próximas do outono, como temperaturas mais amenas, com noites mais frias, começam a ocorrer mais próximo do finalzinho do mês.

 

A previsão climática para este mês de marco/2024, indica temperaturas elevadas e acima da média do mês (30°C para Bauru) durante o mês, em função da presença do fenômeno El Niño que causa aumento da temperatura no centro-sul do país e tem o indicativo de continuar até o final do outono, com gradual enfraquecimento. Quanto a precipitação, são previstos volumes de chuva acima da média em parte do estado de São Paulo, principalmente na faixa leste, decorrentes de das passagens de frentes frias (entre 3 a 4) e de pancadas de chuvas pontuais principalmente, na primeira quinzena do mês.  

 

Met. Zildene P. O. Emídio