Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Mês de Março chuvoso na cidade de Bauru
02/04/2024

No mês de março/2024 terminou com chuvas acima da média na cidade de Bauru. O acumulado mensal foi 184,7 mm e ultrapassou a média climatológica do mês (136 mm) com 48,7 mm a mais de chuva, implicando que choveu em torno de 36% acima do esperado para o mês. Esse resultado quebrou a sequência de chuva abaixo da média nos últimos quatro meses em Bauru.  

 

Conforme pode ser observado na figura acima, as chuvas foram relativamente frequentes na cidade de Bauru, de acordo cos dados da estação do IPMET, embora tenha ocorrido seis dias consecutivos sem registro de chuva na cidade. Os volumes mais significativos durante o mês ocorreram nos dias: 21/03 (40,6 mm), 09/03 (37,9 mm), 10/03 (29,5 mm) e 24/03 (25,4 mm), sendo provenientes de algumas passagens de frentes frias pelo estado de São Paulo e por áreas de instabilidade causadas por baixas pressões e pela combinação do ar quente e úmido.  

 

O mês também foi quente na cidade, com extremos de temperaturas máximas em 37,1°C no dia 19/03 e de temperatura mínimas em 17,5°C, no dia 24/03.

   

Nesse mês também iniciou a estação do outono no dia 20/03, às 00h06, que climatologicamente é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar no estado de São Paulo, além de queda das temperaturas, devido à entrada das massas de ar frio mais intenso, que acompanham as frentes frias. O outono marca a transição entre o período quente e úmido do verão e o período frio e seco o inverno e durante essa transição podem ocorrer eventos extremos de muita chuva ou o contrário. Neste ano o outono começou com muita chuva no estado, inclusive em Bauru que registou no segundo dia do outono (dia 21/03) o maior volume do mês.    

 

Para o mês de abril/2024, a previsão indica para a Região do Sudeste e em particular para o estado de São Paulo, volumes de chuva próximos ou acima da média e temperaturas acima da média, ainda em consequência da presença do fenômeno El Niño, embora esteja em processo de enfraquecimento. Também não se descarta a entrada das primeiras massas de ar mais frio, típicas do outono, que podem declinar as temperaturas na região. 

 

Elaboração:   Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais