Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Mês de Abril/2024 chuvoso e quente na cidade de Bauru
02/05/2024

O mês de abril/2024 em plena estação do outono na cidade de Bauru foi chuvoso e quente, pois registrou chuvas e temperaturas acima das médias esperadas para o mês. Esse resultado foi um pouco atípico, tendo em vista que climatologicamente abril é um mês seco e frio.  

 

O acumulado mensal da chuva em abril/2024 em Bauru foi de 109,2 mm e implicou em um desvio positivo de aproximadamente 14% em relação à média climatológica (96 mm) do mês, de acordo com os dados coletados na estação meteorológica do IPMET.  

 

As chuvas em Bauru ocorreram somente em nove dias durante o mês e os volumes de precipitação registrados mais significativos foram: 45,5 (dia 08/04) que foi o maior volume e 40,6 mm (dia 17/04), e após este dia não houve mais registro de chuva na cidade, conforme pode ser observado na figura acima. As chuvas foram decorrentes de passagens de frentes fria e pela formação de áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixas pressões.  

 

As temperaturas foram elevadas e acima da média durante abril, ainda em consequência da presença do fenômeno El Niño, que embora esteja em processo de enfraquecimento ainda favoreceu a ocorrência de onda de calor no final do mês. O recorde da temperatura máxima do mês foi 34,0 °C ocorrendo no dia 05/04, e da temperatura mínima 13,7°C no dia 19/04, com a entrada da primeira massa de ar mais frio, registrando a menor temperatura do ano até o momento.  

 

Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais