Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







MAIO/2024 COM CHUVA ABAIXO DA MÉDIA EM BAURU
04/06/2024

Maio terminou com pouca chuva na cidade de Bauru, pois o total acumulado de chuva na estação do IPMET foi baixo, com 22,9 mm, correspondendo apenas a 25,2 % da média esperada (91 mm) para o mês. Embora a redução da chuva seja esperada no mês de maio, devido as características da estação do outono, o mês foi considerado bastante seco para o Sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo, onde um bloqueio atmosférico impediu a entrada de frentes frias.    

 

Em contrapartida, a região Sul do Brasil foi acometida por eventos volumosos de chuva entre o final de abril e início de maio, motivados pela presença do bloqueio e pela influência do fenômeno El Niño que intensificou as chuvas na região, causando inundações e alagamentos nos estados da região, principalmente no Rio Grande do Sul que foi o mais impactado, com perdas de vidas e de bens materiais. Entre algumas cidades atingidas, destacam-se Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Portão, Viamão, Eldorado do Sul, Guaíba e Montenegro.  

 

Em Bauru as chuvas ocorreram somente em 3 dias no mês de maio, praticamente na última semana do mês, conforme visto na figura acima. Os volumes registrados aconteceram nos dias 24/05 com 7,4 mm, 26/05 com 15,2 mm (maior volume) e 27/05 com 0,3 mm. As chuvas foram decorrentes da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, que quebrou o bloqueio atmosférico de 41 dias sem chuva no município.  

 

 O mês também foi marcado pela entrada de uma massa de ar frio, que acompanhou a frente fria e declinou significativamente a temperatura causando uma onda de frio no centro-sul do Brasil e em particular, no estado de São Paulo no final do mês. Em Bauru, os menores valores registrados da temperatura mínima foram: 10,2 °C no dia 28/05; 7,7°C no dia 29/05 (menor valor do mês e do ano, até agora); 9,4°C no dia 30/05 e 8,7°C no dia 31/05, os quais são apresentados na figura acima.  

 

A previsão para junho/2024 indica chuvas próximas e abaixo da média climatológica, assim como, temperaturas acima da média na região Sudeste e para o estado de São Paulo, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas.  Contudo, não é descartada à entrada de massas de ar frio, que podem provocar declínio de temperatura e geadas em algumas localidades, principalmente aquelas com maiores altitudes (Fonte: INMET).  

 

Elaboração:   Met. Zildene P. O. Emídio  

 

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais