Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





INÍCIO DE SETEMBRO COM ONDA DE CALOR


04/09/2024

O mês de setembro começou sob o domínio de uma forte massa de ar seco que está causando bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens de chuva e o avanço das frentes frias para o interior do estado de São Paulo. Desta forma, as temperaturas ficam elevadas e os índices de umidade ficam baixos durante a tarde, chegando a estado de alerta com percentuais abaixo de 20%, favorecendo inclusive, a formação de queimadas/incêncios.


A presença desta massa de ar seco está estabelecendo uma onda de calor em parte do Brasil, particularmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, com temperaturas extremamente elevadas, sucessivamente. No estado de São as temperaturas máximas deverão oscilar entre 38°C a 40°C no setor oeste do estado, com valores mais elevados para a região noroeste. Nas regiões norte e central, principalmente em Bauru, ficarão entre 37°C a 39°C e nas outras localidades, entre 34°C a 36°C.


A tendência indica que o Tempo continue seco e quente, pelo menos, até o final da primeira quinzena de setembro em vários municípios paulistas. Contudo, a passagem de uma frente fria pelo litoral do estado de São Paulo, trará chuvas fracas, com leve e rápido declínio das temperaturas no sul e leste do estado, entre quinta-feira (05/09) e sexta-feira (06/09). Para o restante do mês de setembro, a previsão indica chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média na maior parte das regiões paulistas.  


O mês de setembro marca ainda o início da estação da primavera que neste ano começa no dia 22/09/2024 às 09h44. Na primavera ocorre grande irregularidade climática, pois a estação é um período de transição entre o inverno (seco) e o verão (chuvoso), permitindo o início na mudança do regime de chuvas e temperaturas, especialmente na região Sudeste do Brasil.    


Met. Zildene P. Emídio.