Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





VERÃO 2024/2025


19/12/2024

A estação do verão deste ano inicia-se (solstício de verão) no dia 21 de dezembro de 2024, às 06h21min e terminará no dia 20 de março de 2025, às 06h02min, quando começa a estação do outono (equinócio de outono) no Hemisfério Sul.    


No Brasil, o verão indica o aumento da temperatura em todo país, em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol que está mais ao sul e dessa forma, o Hemisfério Sul recebe os raios solares mais abundantemente, tornando os dias mais longos que as noites. O verão é considerado como uma estação onde ocorrem mudanças rápidas nas condições de Tempo e com muito sol e muita chuva, a o verão reflete sua importância em vários setores econômicos, como o turismo, agricultura, energia, recursos hídricos, entre outros.


Na Região Sudeste do Brasil, a estação é considerada climatologicamente quente e chuvosa, caracterizada pelas altas temperaturas e pelos elevados volumes de precipitação. A alta quantidade de radiação solar recebida no período, contribuí para o forte aquecimento diurno, que causam as pancadas de chuvas, típicas "chuvas de verão, formadas pelas nuvens cumulonimbus que provocam tempestades a partir da tarde, sendo de forte intensidade e curta duração, acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas, rajadas de ventos e ocasionalmente, queda de granizo.    


Os principais sistemas responsáveis pelas condições meteorológicos que ocorrem durante a estação do inverno para Região Sudeste são as frentes frias e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a qual é caracterizada pelo encontro das frentes frias vindas do sul do continente, que formam extensas faixas de nuvens, causam elevados volumes e mantendo o Tempo chuvoso por quatro ou mais dias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, atingindo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso, podendo causar inundações, principalmente nas grandes cidades.    


Este ano o verão está com 60 % de probabilidade do estabelecimento do fenômeno La Niña (resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar -TSM em relação à média histórica em áreas específicas do Oceano Pacífico Equatorial) no trimestre janeiro-fevereiro-março de 2025 e com 40% no trimestre fevereiro-março-abril/2025, indicando com isso a tendência de um fenômeno de curta duração.  


Portanto, a previsão climática para o verão 2024/2025 na Região Sudeste, em particular para o estado de São Paulo, indicam chuvas ligeiramente abaixo da climatologia em toda a região, podem ocorrer volumes expressivos de chuva, em caso de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A temperatura, deverá ficar acima da climatologia nos próximos três meses. (Fonte INMET).  


Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio  

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Estações do Ano