Janeiro/2025 quente e com pouca chuva
|
![]() |
|
Chuva ficou abaixo da média do mês na cidade de Bauru
|
02/02/2025
|
O mês de janeiro é históricamente o mais chuvoso do ano em vários municípios do. estado de São Paulo, como é o caso de Bauru. Neste ano, embora o mês de janeiro tenha sido chuvoso em várias localidades do estado, em Bauru o acumulado mensal abaixo do esperado para o mês, segundo os dados da estação meteorológica do IPMET.
O acumulado de chuva mensal ocorrido em Bauru em janeiro/2025 foi de 225,8 mm, inferior à 22% da média climatológica (291 mm), o que indica que choveu apenas 78% da média esperada para o mês. Os maiores volumes correspondem a 64,5 mm no dia 23/01, 43,9 mm no dia 15/01, 37,1 mm no dia 17/01 e 21,3 mm no dia 01/01, conforme pode ser visto na figura acima.
Embora janeiro/2025 tenha apresentado tardes quentes e com pancadas de chuva, típicas do verão, as chuvas foram mal distribuídas e sem registro de ocorrência em vários dias do mês. As chuvas foram provenientes de frentes frias, pela atuação da Zona de convergência do Atlântico Sul – ZCAS (banda de nebulosidade que causa chuvas persistentes e volumosas) e também pela formação de áreas de instabilidade decorrentes da combinação do ar quente e úmido, que contribuíram para o crescimento das nuvens cumulonimbus, formando alguns temporais que causaram transtornos na área urbana da cidade.
O mês contou com a atuação do fenômeno La Niña (resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial), que facilitou a passagem das frentes frias pelo estado paulista e também, a formação dos corredores de umidade e eventos de ZCAS, em áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do país.
O mês de janeiro foi bastante quente, com temperaturas elevadas e acima da média praticamente em todo o mês. O extremo de temperatura máxima chegou a 35,3°C no dia 02/01, destacando-se como a tarde mais quente do mês.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio |