MARÇO COM CHUVA ABAIXO DA MÉDIA NA CIDADE DE BAURU
|
![]() |
|
|
01/04/2025
|
O mês de março/2025 foi quente e seco em boa parte do estado de São Paulo, em função do forte em vários dias e das poucas chuvas que ocorreram no período. em Bauru, o mês terminou com chuva abaixo da média climatológica (136 mm), pois o acumulado mensal foi de apenas 82,8 mm, implicando que choveu em torno de 61 % do que era esperado para o mês.
As chuvas ocorreram a partir da segunda quinzena do mês, registrando nove dias com chuva na estação do IPMET. Os volumes de chuva mais significativos foram: 30,5 mm no dia 26/03 e 25,9 mm no dia 15/03. Nos demais dias, os registros foram inferiores a 10,0 mm.
As temperaturas foram elevadas e foram computados valores de temperaturas máximas com extremo de 36,8°C na segunda semana do mês, igualando-se ao extremo registrado em fevereiro passado, sendo o maior valor registrado até agora. Quanto a temperatura mínima, o extremo chegou a 16,4°C no dia 21/03.
Nesse mês também iniciou a estação do outono no dia 20/03, às 6h02min, que climatologicamente é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar no estado de São Paulo, além de queda das temperaturas, devido à entrada das massas de ar frio mais intenso, que acompanham as frentes frias. O outono marca a transição entre o período quente e úmido do verão e o período frio e seco o inverno. Durante essa transição podem ocorrer eventos extremos de muita chuva ou o contrário.
Para o mês de abril, a previsão indica que as chuvas deverão permanecer abaixo da média, exceto na faixa leste do estado de São Paulo, onde as chuvas ficarão acima da média. As Temperaturas continuam acima da climatologia do período, sem descartar da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas durante o mês.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio |