ESTAÇÃO DO INVERNO 2025
|
![]() |
|
Inverno começa no dia 20/06, às 23h42min no Brasil
|
18/06/2025
|
A estação do inverno inicia-se no dia 20 de junho de 2025, às 23h42min no Hemisfério Sul, marcando o Solstício de inverno, e termina no dia 22 de setembro às 15h19min, quando começa a estação da primavera (Equinócio de primavera).
Características do Inverno no Sudeste do Brasil
Na Região Sudeste do Brasil, inclusive no estado de São Paulo, o inverno é considerado como uma estação climatologicamente seca, caracterizada pelos baixos índices de precipitação e umidade do ar, além de baixas temperaturas. Nesta estação, as noites são mais longas que os dias e geralmente as condições meteorológicas são favoráveis para dias com céu ensolarado e temperaturas amenas, além dos ventos que se tornam mais constantes e intensos.
No decorrer da estação do inverno as incursões massas de ar frio que acompanham as frentes frias, normalmente vindas do sul do continente e com origem polar, causam declínio acentuado nas temperaturas do ar, gerando ondas de frio e geralmente, ocorrência de geadas no Sudeste, que prejudicam a agricultura de um modo geral, afetando principalmente culturas, como a do café e de hortaliças. Os nevoeiros, neblina e a névoa úmida são muito frequentes durante a madrugada ao início da manhã (figura acima), reduzindo a visibilidade, principalmente nas regiões de planalto, serra e vales.
Com a redução das chuvas e da umidade na estação do inverno, os dias ficam mais secos e favorecem eventos de queimadas e incêndios florestais, além de prejuízos na saúde humana, como por exemplo, problemas respiratórios e circulatórios.
Previsão para o inverno/2025
Este ano, o inverno ficará sob a condição de neutralidade do fenômeno El Niño/La Niña, prevalecendo desta forma, a sazonalidade, isto é, uma estação com características normais. A previsão climática para o inverno/2025 na Região Sudeste, em particular para o estado de São Paulo, indica que as chuvas devem permanecer abaixo da média, exceto no litoral sul paulista, onde os volumes podem ficar ligeiramente acima da climatologia devido a passagem de sistemas frontais. As temperaturas tendem a ficar acima da média, mas com quedas acentuadas, devido às entradas de massas de ar frio em alguns dias, que acompanham as frentes frias e geralmente são de origem polar, gerando ondas de frio e possíveis geadas em regiões mais favoráveis.
Mês de junho/2025
Até a presente data (18/06), o mês de junho vem surpreendendo com um volume de chuva mensal acima da média esperada para o mês, pois registrou, até o momento, o acumulado de 65,3 mm na estação do IPMET. Esse resultado já ultrapassou em torno de 19% a média histórica para junho (55 mm), e está sendo bastante diferente do acumulado de junho/2024, que registrou apenas 1,0 mm. Destaca-se ainda, um desvio positivo de 10,3 milímetros em relação à média histórica de junho, além de quebrar o ciclo de cinco meses consecutivos, de janeiro a maio de 2025, com registros de chuvas mensais abaixo da média. A previsão indica que o acumulado mensal para junho/2025, irá aumentar com a chegada de uma nova frente fria no estado paulista, que causará chuva em Bauru na próxima segunda-feira (23/06), além de outros sistemas frontais no restante do mês. Os extremos da temperatura em junho/2025 até o momento, são: temperatura mínima de 7,8ºC no dia 12/06 (segunda menor do ano até agora) e temperatura máxima de 29,3 °C no dia 04/06.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio Para mais detalhes acesse: Produtos -> Estações do Ano |